Meta de implantar 10 novos parques em São Paulo não foi cumprida por Covas

Apenas 4 dos 10 parques prometidos no Programa de Metas do governo de Bruno Covas foram entregues.

Por Marina Bittencourt e Rodrigo Tammaro

No Programa de Metas revisado pelo prefeito Bruno Covas no ano passado, havia o objetivo de implantar dez novos parques na cidade de São Paulo. A meta, que não constava no Programa de Metas original da gestão, não foi alcançada. 

Até o início da gestão do PSDB, a cidade contava com 104 parques municipais, de acordo com  documento adquirido por meio da Lei de Acesso à Informação. Hoje, em outubro de 2020, a cidade possui 108 parques, sendo que somente dois deles foram inaugurados durante o governo de Covas.

Enquanto João Doria era prefeito, dois parques foram inaugurados. Em abril de 2017 houve a abertura do Parque do Chuvisco na Zona Sul da cidade. Apesar da sua inauguração em outubro de 2016, o Parque Jardim das Perdizes, na Zona Oeste, foi reconhecido apenas em 2018, depois da resolução das questões jurídicas sobre a ocupação da área, de acordo com a informação passada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. 

No ano de 2019, já sob o governo de Bruno Covas, nenhum parque foi implantado. Em 2020, foi inaugurado em fevereiro o Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, na Zona Sul da cidade, e em julho ocorreu a inauguração do Parque Nair Bello, na Zona Leste. Com a inauguração de apenas quatro dos dez parques prometidos, a meta não foi cumprida.

Depois de contatada, a Secretaria de Comunicação informou que o Parque Jardim Primavera, na Zona Leste, está com com obras concluídas e aguarda decisão judicial para sua abertura, informação que não havia sido passada no documento adquirido por meio da Lei de Acesso à Informação.

Resposta da Secom

A Prefeitura de São Paulo informa que a Secretaria Municipal Verde e do Meio Ambiente mantém a meta de entregarar 10 novos parques até o fim do ano.

O Parque Nascentes do Ribeirão Colônia foi inaugurado em 02 de fevereiro último e o Parque Nair Bello em 13 de julho de 2020. O Parque Jardim Primavera está com obras concluídas e aguarda decisão judicial para sua abertura.

Os outros 07 parques previstos, para conclusão em dezembro de 2020, são: Parque Alto da Boa Vista, Parque Augusta, Parque Paraisópolis, Parque dos Búfalos, Parque Linear Água Podre, Parque Linear Aristocrata, e Parque Linear Itapaiúna.

Importante destacar que o cumprimento do programa de metas só poderá ser plenamente avaliado no encerramento desta gestão, portanto em 31 de dezembro. Alguns prazos de entrega sofreram alterações devido ao impacto causado pelo Covid19.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑