Prefeito Bruno Covas alega haver 13 mil médicos contratados

“Com fiscalização. Porque temos 13 mil médicos contratados pela prefeitura, seja pelas OSs [organizações sociais] ou concursados. Quando olhamos os números, parece que a saúde do município é excepcional, maravilhosa, mas, quando visitamos lá na ponta uma UBS, a reclamação é generalizada”

por Andrea Sanchez

Em entrevista concedida ao Agora e publicada na Folha de São Paulo, em 22 de março de 2019, ao ser questionado sobre como resolver o problema da falta de médicos, o prefeito Bruno Covas afirmou haver 13 mil médicos na Prefeitura de São Paulo. No entanto, ao serem verificados, os números não coincidem.

O serviço de saúde da Prefeitura é executado de duas formas. Existem equipamentos que são administrados diretamente pelo poder público, com médicos que são funcionários públicos concursados da Prefeitura e existem equipamentos que são públicos, mas são administrados por Organizações Sociais (OS), que executam os serviços por meio de contratos de gestão com a Prefeitura, contratando os médicos e funcionários.

Checando a base de dados do Portal da Transparência para verificar o número de concursados, não há uma categoria única para médicos, o que dificulta a filtragem. No portal Dados Abertos há a mesma intercorrência de categorização da base anterior. Devido a dificuldade de checagem através dos dados já disponíveis foi solicitado um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic).

Foram feitos dois pedidos de LAI, nos quais foram solicitadas a quantidade de médicos ativos concursados pela prefeitura de São Paulo e a quantidade de médicos ativos pela prefeitura em contrato de gestão. A quantidade informada, até fevereiro de 2019, foi de 9937 médicos, sendo 3108 concursados e 6829 das OSs, um valor aproximadamente 24% menor do que o informado pelo prefeito. 

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑