Prefeitura não dobra o número de unidades habitacionais

“Cuidar das pessoas em maior situação de vulnerabilidade e para isso estamos criando […] 25 mil unidades habitacionais, o dobro da gestão passada.”

por Gabriel Guerra

Em entrevista concedida ao Nexo, em Abril de 2019, o prefeito Bruno Covas afirma “estamos criando 25 mil unidades habitacionais, o dobro da gestão passada”, de Fernando Haddad. De acordo com os dados disponibilizados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e com o Programa de metas da gestão de Bruno Covas, essa afirmação é inverídica. 

Durante a gestão de Fernando Haddad, 14.951 unidades habitacionais foram entregues. Além disso, no fim de seu mandato, com base no Diário Oficial, 21.608 unidades habitacionais estavam em obras e 19.068 foram licenciadas para dar início às obras. 

Já no governo de João Dória e Bruno Covas, com início em 2017, 4.785 unidades foram entregues entre 2017 e 2018. Dessa forma, vale ressaltar que a afirmação do Prefeito sobre estar criando o dobro de unidades habitacionais em relação a gestão anterior é falsa, já que 25 mil não é o dobro de 15 mil.

Além disso, de acordo com o site do Programa de Metas, “cerca de 19 mil unidades habitacionais se encontram em obras e outras 3.600 unidades habitacionais possuem os recursos necessários já viabilizados.” O dado se refere a um processo que ainda está em andamento, no entanto, não é possível confirmar que as 25 mil unidades habitacionais mencionadas pelo Prefeito serão entregues até o final da gestão. 

Os números denotam que aproximadamente 20% da meta foi alcançada no biênio. Isso significa que a Prefeitura precisa acelerar o número de entregas de unidades habitacionais em aproximadamente 4 vezes o ritmo do primeiro biênio para alcançar o que prometido na entrevista até o fim do mandato.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑