Gestão Dória-Covas inaugurou a primeira PPP municipal do país

“Assinamos a primeira PPP da área habitacional municipal do país, que vai viabilizar para a próxima gestão 35 mil unidades habitacionais”

Por Tomás Novaes

A PPP Casa da Família, projeto iniciado em 2017 pelo governo João Doria, é o primeiro edital de parceria público-privada de nível municipal do país. Esse projeto já estava no Programa de Metas da gestão.

O total de unidades entregues previstas pela primeira fase do projeto é 24.950, dividido em doze lotes e lançado em dois editais diferentes. O primeiro foi lançado em 2018 e seu contrato firmado em junho de 2019, assinando a realização dos Lotes 1, 5, 7, 9, 11 e 12. Esses 6 lotes totalizam 13.180 unidades habitacionais. 

A segunda metade dos lotes foi abarcada pelo edital lançado em janeiro de 2020, completando mais 11.790 unidades. Veja o mapa feito pelo projeto Labcidade, da FAU-USP, que mostra exatamente onde estão os lotes: https://bit.ly/2JDuLez

O investimento total do projeto pela iniciativa privada será de R$ 7,5 bilhões, R$ 2,2 bilhões nessa primeira metade dos lotes. O prazo será de 6 anos, e o total previsto de unidades é 34 mil.

É importante evidenciar que essa não foi a primeira PPP do setor habitacional no Brasil. Em 2015, o então governador Alckmin implementou uma PPP de habitação social, o projeto Casa Paulista, cujo primeiro lote foi realizado no centro de São Paulo. Também existe outro programa habitacional no Estado de São Paulo que utiliza a parceria público-privada para construir habitações, o programa Nossa Casa.

Contatada, a Prefeitura de São Paulo não respondeu ao São Paulo Sem Migué.

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑